Instituto Rural Evangélico: origem e os ideais desta escola rural e as contribuições do missionário Charles Wesley Clay
Histórias são feitas de paixões e ideais. Histórias são feitas das memórias significativas que constituem a vida de pessoas comuns, visitadas pelo inusitado.
Nessa perspectiva, teceu-se no contexto brasileiro uma escola metodista diferenciada, engajada no compromisso de formar uma nova liderança para a Igreja e a nação.
Do coração de um missionário norte-americano, nasceu o Instituto Rural Evangélico (IRE) e sua vocação voltada para a promoção humana.
O presente livro, fruto dos anseios de ex-alunos, ex-alunas, ex-professores, ex-professoras, pastores, ex-reitores, amigos, amigas e simpatizantes, em conhecer e resgatar a história do IRE, demonstra como passado e presente se misturam entre emoções e comoções.
A história sob este holofote é viva. Ora, não se trata de mero saudosismo, mas de reluzente memória que ressignifica a vida e a missão da Igreja num contexto de fragmentações. Os realistas poderiam sugerir que o Instituto Rural Evangélico não mais existe! Será?
Para os memorialistas aqui reunidos, ele continua vivo, revisitando os sonhos mediante sensações e percepções, que quando somadas, formam um mosaico significativo. Assim sendo, somos inundados pelo contentamento de recriarmos as fabulosas reminiscências e as profundas presentificações que nos trazem lampejos de esperança.
Organizadores: Gercymar Wellington Lima e Silva e Jânio Quadros Paradela